sexta-feira, 23 de abril de 2010

A internet como disciplina acadêmica

Olha só que reportagem interessante a respeito da internet!!! É, meus caros... estamos em uma nova era, e não é a de aquarius... É algo muito mais que transcendental... É tecnologia pura!!!


A internet como disciplina acadêmica

Quando uma universidade aceita de seus candidatos um vídeo do YouTube em vez de uma redação é porque alguma coisa está mudando. E essa percepção – da mudança – ajuda a entender uma iniciativa que configura um novo campo acadêmico e profissional.

O Instituto Politécnico Rensselaer, universidade norte-americana sediada em Troy, no estado de Nova York, acaba de abrir um curso de graduação e de mestrado sobre "Tecnologia da informação e ciência da web".

Os cursos concebem a internet como o objeto de estudo de um novo campo acadêmico interdisciplinar. Eles devem capacitar profissionais para pensar e atuar na internet.

A graduação pioneira ensinará desde web colaborativa até o desenvolvimento de páginas. As aulas discutirão ainda questões como segurança, privacidade e tecnologia da informação.

Alguns grandes nomes da internet darão aula no curso. Um dos inventores da web semântica, inclusive – o pesquisador de inteligência artificial James Hendler.

No texto de apresentação do curso (em inglês), a reitora da universidade, Shirley Ann Jackson, escreve:

Com esses novos programas de graduação, estudantes e pesquisadores da Rensselaer vão inaugurar uma nova era de compreensão e estudo da web a partir de seus impactos sociais e econômicos.

Leia a repercussão da notícia no blogue Webmanario e assista por lá ao vídeo em que Tim Berners-Lee, considerado o pai da internet, sugere a criação de um curso para estudar a rede.




Thiago Camelo
Ciência Hoje On-line


Publicado por Thiago Camelo - 20/04/2010 16:35
Tags: Tecnologia Educação Informática Internet Ciência da Informação


MARCELEZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário