sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia dos Professores

Que o dia do professor é comemorado no dia 15 de outubro já é bem sabido, mas e a origem desse dia? Pouca gente sabe como surgiu a tradição de celebrar essa profissão no Brasil.

15 de outubro de 1827 foi consagrado a educadora Santa Tereza D’Ávila, Dom Pedro baixou um decreto imperial neste mesmo dia que criou o Ensino Elementar no Brasil. Este decreto versava que todos os lugares do Brasil deveriam ter escolas de primeiras letras, e ainda dizia mais coisas a respeito do salário dos professores, do que os alunos deveriam aprender e até de como os professores deveriam ser contratados, tudo seria perfeito se tivesse ocorrido de fato.

Anos se passaram e foi em 1947 que aconteceu a primeira comemoração oficial do Dia dos Professores. Tudo começou na grande metrópole de São Paulo em uma escola da Rua Augusta (e depois dizem que na Augusta só tem coisa que não presta!!!), o nome dessa escola era Ginásio Caetano de Campos muito conhecido na época como “Caetaninho”.

O segundo semestre era muito longo e tinha apenas 10 dias para descansar, foi então que quatro professores tiveram idéia (a maravilhosa) de fazer um dia de parada para acalmar os ânimos, recarregar as baterias e para também olhar para frente, para o restante do ano! O professor Salomão Becker sugeriu a data do dia 15 de outubro para este encontro, data esta que em sua cidade natal acontecia uma pequena confraternização entre os professores e alunos onde todos traziam guloseimas e festejavam. Juntamente com os professores Alfredo Gomes, Claudino Busko e Antônio Pereira a idéia aconteceu e depois se propagou para todo o Brasil, onde finalmente foi oficializado no ano de 1963, através do Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro.

Este Decreto descrevia a razão deste feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

E foi assim que nasceu o Dia 15 de Outubro, o dia em que se enaltece todos aqueles que tem em sim o dom de transmitir conhecimento, o dom e a arte de serem professores!

Feliz Dia dos Professores!!!!

Fontes:


MARCELEZA



Nenhum comentário:

Postar um comentário