sexta-feira, 17 de julho de 2009

Contribuições e reflexões acerca do filme: O Diabo veste Prada

Algumas professoras da escola onde eu atuo, deixaram suas impressões a respeito deste filme:

GRUPO I: Cristiane Morales, Kátia Mika e Regiane Martinez

*PLANEJAMENTO: Se faz muito necessário como instrumento norteador para nossa prática pedagógica. Assim como no filme, Miranda alcança seus objetivos, na maioria das vezes, por ter um planejamento prévio de suas ações. Importante ressaltar que todo planejamento deve ser flexível e que as estratégias podem ser alteradas.

*A MULHER COMO CHEFE: No filme, esta situação é bastante complicada, já que Miranda se mostra uma pessoa bastante autoritária, não sendo importante a opinião de seus funcionários, tendo uma visão empresarial. Na Educação, a proposta é que se trabalhe em equipe para definirmos os passos a serem tomados. Nesta área, a referência é predominantemente feminina, sendo tranqüila sua liderança.

*PESSOAL X PROFISSIONAL: Acreditamos ser para a mulher uma tarefa mais árdua pelo fato de termos duas ou três jornadas, tendo que dar conta de filhos, casa, marido, vida pessoal e outras atividades. Existe ainda uma visão machista no qual a sobrecarga de tarefas ainda recai sobre o chamado sexo “frágil”.
Importante ressaltar que quando há um planejamento, flexibilidade e objetivos a busca pelo resultado satisfatório pode ser mais facilmente alcançado, inclusive em nossa vida pessoal.

*TAREFAS IMPOSSÍVEIS: Muitas vezes nos deparamos com situações que parecem ser impossíveis de serem realizadas, mas que conseguimos êxito.
Julgamentos prévios não nos dão à visão do todo. Temos que fazer uma análise da realidade antes de definirmos as etapas a serem adotadas e por em prática de maneira consciente e reflexiva.

*GESTÃO: Primeiro, a equipe deve ter ciência do tipo de gestão a que pertencem. Sendo ele participativo, o professor deve ter noção de que sua participação é importante para um bom andamento do trabalho da unidade.

*APRENDER EM QUALQUER SITUAÇÃO: Isto só acontece quando a pessoa está disposta a refletir sobre a situação. Às vezes o que parece ser um conflito, pode ser uma boa oportunidade para o aprendizado.


GRUPO II: Andrea Freitas e Maria Aldineide Bomfim

O filme retrata com grande fidedignidade a vida de muitos profissionais em busca de uma carreira promissora, que acabam tendo sérios problemas para cumprir exigências, tarefas impossíveis, mandos e desmandos de seu superior.
No entanto, na busca pela realização de seus ideais, o cara se torna o melhor, o braço direito do chefe, competente, habilidoso, mas sem perceber vai deixando sua vida pessoal de lado, se afastando de amigos, deixando de lado coisas, que antes eram importantes. Chega uma hora que sem perceber começa a odiar o chefe, não agüentar mais tanta pressão, tanta cobrança e é nessa hora que precisamos perceber que não é o chefe ou o sistema que tem que mudar, mas você, saber mudar na hora certa, repensar atitudes, usarem todas as situações como oportunidade de aprendizado, ser flexível, descobrir o que lhe dá satisfação, e fazer o que se gosta, faz a vida profissional X pessoal ser muito mais valorosa.



GRUPO III: Hercília de Oliveira, Edna Rego e Jacira Ramos

O filme ”O Diabo veste Prada” mostra concepções de valores, entre eles o conceito de beleza e felicidade e as condutas sociais demonstradas pelas personagens. Apresenta conflitos éticos como até que ponto vale à pena abrir mão de um grande amor por um grande emprego? Podemos passar por cima dos outros para atingir os objetivos pessoais? A resposta dada pela protagonista da história ao abandonar o brilhante trabalho mostra que vale a pena abrir mão dos estereótipos sociais que escravizam em nome de uma falsa beleza e ascensão social para ser feliz.
O planejamento é o ponto de partida para a protagonista obter sucesso, quando ela deixa de agir de forma mecânica e passa a planejar e antecipar suas ações, passa a ser autêntica, podemos relacionar esse ponto com o trabalho do professor, para não agir de forma mecânica, uniforme e simplória, o professor precisa pensar em sua prática pedagógica e utilizar de forma adequada nossa ferramenta de trabalho, planejamento, inserido em conhecimentos prévios, conteúdos programáticos, característica da turma, ações e intervenções educativas e objetos de aprendizagem, assim teremos um caminho a percorrer, sempre estando prontos para os imprevistos e a revisão de nossa prática de ensino.
Na educação estamos acostumadas com as mulheres no poder, a maioria de nossos chefes são mulheres e exercem muito bem seu papel, de maneira geral são competentes, comprometidas, bem preparadas, organizadas e conhecedoras sobre a educação, isso torna o ambiente de trabalho rico e acolhedor, diferente do filme. Em relação à gestão, percebemos um enfoque democrático que busca integrar o perfil de sua equipe, alunos, pais e comunidade.
Constantemente somos levados a encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, um emprego pode transformar completamente uma vida, interferindo nas suas relações pessoais e no seu caráter, por isso devemos ter coerência em nossas atitudes e valores.

Os desafios de nossa carreira, assim como no filme, existem para serem superados, mas devemos reconhecer nossos limites, e saber até que ponto podemos chegar, tarefas impossíveis podem trazer o risco de sermos pessoas obstinadas e frustradas.

É muito importante perceber que podemos aprender em qualquer situação, tirando a experiência e a reflexão em cada atitude, realmente Andréa aprendeu muito sobre o mundo da moda e com certeza ela poderá aplicar esses conhecimentos no seu dia a dia, mesmo trabalhando em outro segmento, isso acontece conosco (professoras), não é só em cursos de formação que aprendemos mas também como as colegas de trabalho, com as próprias crianças, em trocas de experiências, ou seja, aprendemos sempre e aplicamos esse conhecimento em diversas áreas de nossas vidas.


Obrigada as minhas fiéis escudeiras e companheiras de trabalho, pelas contribuições aqui deixadas!!!



MARCELEZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário