terça-feira, 9 de junho de 2009

"A marcha dos Pinguins" no ambiente profissional


A MARCHA DOS PINGUINS

FICHA TÉCNICA

Título Original: La Marche de L'Empereur
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 85 minutos
Ano de Lançamento (EUA / França): 2005
Site Oficial: http://www.marchofthepenguins.com/
Estúdio: Le Studio Canal+ / Wild Bunch / Buena Vista International Film Production France / APC / Institut Paul-Emile Victor / Bonne Pioche / French Polar Institute / National Geographic Films Distribuição: Buena Vista International / Warner Independent Pictures / Lumière Direção: Luc Jacquet
Roteiro: Michel Fessler, baseado em roteiro de Luc Jacquet
Produção: Yves Darondeau, Christophe Lioud e Emmanuel Priou
Música: Emilie Simon
Fotografia: Laurent Chalet e Jérôme Maison
Edição: Sabine Emiliani

SINOPSE

O documentário retrata a saga dos pingüins imperadores para a procriação da espécie, em um terreno no interior da Antártica, suas dificuldades, superações, perdas e ganhos.


REFLEXÃO

Às vezes nos deparamos com muitas dificuldades de convívio em nosso ambiente de trabalho,
dificuldades em desenvolver trabalhos em equipe, competitividade exagerada, falta de objetividade, dúvidas sobre sua função, baixa auto estima.
Os temas que o documentário propõe são: assunção de risco, busca do objetivo, criatividade, equipe, ética, futurismo, humildade, inovação, meio ambiente, persistência, sentido de grupo, solidariedade, trabalho de equipe, valorização da vida, visão compartilhada. Através do acompanhamento da jornada dessas aves durante o período de um ano.
O documentário detalha a vida dos pingüins: o acasalamento, a luta pela sobrevivência, os enormes sacrifícios, a união do grupo, o entendimento para a busca do objetivo, o desafio de enfrentar o frio e a fome dos meses de espera e, em muitos casos, a morte.
Mas o principal de tudo é a mensagem que o filme passa e a lição que os pingüins dão para nós. Vivemos em um mundo onde o individualismo, a competitividade, o descompromisso de parte da sociedade com o meio ambiente e com os próprios seres humanos, estão latentes, e a mensagem de um sentido de grupo e valores coletivos sólidos é muito significativa.
A Marcha dos Pingüins mostra o sentido de equipe, de comunidade, fidelidade, sacrifício para o bem de todos, laços sólidos, valorização do grupo e uma solidariedade sem limites. A força de cada um se soma e se multiplica voltando para o bem comum.
Assistir o documentário com todo o grupo escolar, refletindo sobre o texto proposto buscando:
· A valorização do grupo;
· A singularidade de cada funcionário e sua importância no trabalho global da escola, empresa etc.;
· Objetividade no trabalho;
· Companheirismo;
· Respeito;
· Compromisso.


Referências

MARCELEZA

Um comentário: