sábado, 13 de junho de 2009

O EVANGÉLIO SEGUNDO JESUS CRISTO - JOSÉ SARAMAGO


Literatura pesada, e quando digo isso não é pela grossura do livro e sim, porque ele é polêmico. O volume lida com as experiências religiosas e crenças das pessoas. Ler este livro não é tarefa fácil! Acompanhar uma narrativa em que se humaniza a figura de Jesus Cristo, acredito que seja para leitores agnósticos (como eu! risos), ateus ou simplesmente pessoas de mente aberta e disposta a ler uma outra versão, da já famosa, vida de Jesus Cristo, que está impregnada no imaginário das pessoas.
Lembro que quando li este livro, foi junto com um colega que tinha forte sua religião dentro de si, já no meu caso sou mais largada nesse lado. O interessante foi que eu consegui ler com facilidade, e digo mais, este livro entrou para a "lista dos livros prediletos de Marceleza", em compensação, foi muito mais interessante (e diria até um pouco sadomasoquista, rsrsrs) assistir o sofrimento de meu colega para continuar sua leitura. Ele sempre reclamava, dizia que era blasfemia, em contrapartida eu admirava sua persistência em querer saber até onde isso iria chegar.
Enfim, continuo recomendando, pois o que mais me instiga são leituras que "cutuquem" a gente. Ler por ler, e não sair do livro sem nenhuma inquietação, ou dúvida respondida... ao meu ver, não vale nada.


"Antes eu dizia: 'Escrevo porque não quero morrer'. Mas agora mudei. Escrevo para compreender. O que é um ser humano?" (José Saramago)



Ficha Técnica:
Título: O Evangelho segundo Jesus Cristo
Autor: José Saramago
Ano: 1991
Editora: Companhia das Letras



MARCELEZA

2 comentários:

  1. Má adorei o site ! E tb li esse livro maravilhoso! Foi o seu grupo q fez o seminário na facul do Evangélio Segundo Jesus Cristo ?
    Bjos
    Rafaela

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita Rafa!
    Você será sempre bem vinda!!!
    bjs

    ResponderExcluir